sábado, 6 de fevereiro de 2010

O Segundo Conflito Mundial

A Primeira Guerra Mundial transformou a Europa num continente totalmente destruído e sem qualquer capacidade de prosseguir o seu desenvolvimento. Um continente que outrora fora uma potencia mundial passava agora a depender dos EUA que se revelaram a nova potencia mundial e que eram o grande financiador da reconstrução europeia. Com o desenrolar do tempo a Europa começava a recuperar dos estragos da guerra, no entanto, surge um novo obstáculo a essa recuperação - a crise americana dos anos 30. Consequentemente, a Europa volta a cair e entra novamente em crise. Toda esta situação favoreceu o aparecimento dos movimentos fascistas que sugiram aos olhos da população com promessas de melhoria relativamente à crise em que se encontravam os países europeus. As caracteristicas do fascismo levaram à contestação social; uma delas era o imperialismo, que se revelou nas várias invasões realizadas, por exemplo, pela Alemanha (país governado pelo nazismo).

Assim, a Segunda Guerra Mundial, teve início a 1 de Setembro de 1939, aquando a invasão alemã da Polónia, que gerou um descontentamento em Inglaterra e França, que declararam guerra à Alemanha. Formaram-se dois blocos: um constituído pelos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e outro pelos países Aliados (Reino Unido, França e Polónia), aos quais foram posteriormente aderindo outros países.

O Japão, país aliado da Alemanha, ataca a base americana de Pearl Harbour no dia 7 de Dezembro de 1941, o que originou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial em 1942. Desta forma, o ano de 1942 foi caracterizado por mudar o desenrolar da guerra: no Pacífico, a ofensiva japonesa foi travada na batalha de Midway e os EUA deram início à reconquista das posições ocupadas pelos Japoneses; a Alemanha sofreu mais um passo para a sua derrota no Norte de África com a batalha de El Alamein; na frente oriental, a derrota alemã em Estalinegrado, em Janeiro de 1943, marcou o avanço soviético.

Desde o início de 1943 que os Aliados atacavam continuamente todas as frentes; em 1944 o exército soviético deu início à incursão em território alemão, e os Aliados abriram uma terceira frente europeia em França, com o desembarque na Normandia. Nos primeiros meses de 1945, conjugaram-se a grande ofensiva soviética e as ofensivas anglo-norte-americanas, que provocaram o suicídio de Hitler e a rendição da Alemanha em Maio. No Pacífico, o governo dos EUA lançou bombas atómicas sobre as cidades de Hiroxima e Nagasaki, que provocaram quase 200 000 mortos; o Japão rendeu-se em Setembro de 1945.

Assim, deu-se o fim da Segunda Guerra Mundial, da qual saíram como principais vencedores os EUA e a URSS, que se tornaram nas duas potencias mundiais que viriam governar o mundo futuramente.

Sem comentários:

Enviar um comentário