segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Aparecimento dos Fascismos


No século XX o mundo ocidental despontou sob o signo do demoliberalismo. No entanto, com o passar dos anos 20 uma nova forma de poder veio confrontar o demoliberalismo; regimes totalitários que consideravam o Estado como um valor absoluto ao qual se devem subordinar todos os interesses individuais - fascismos. Os fascismos aparecem como consequência à crise profunda que a democracia parlamentar não conseguiu solucionar.

Na Itália verificava-se um descontentamento social face às resoluções do Tratado de Versalhes, visto que o país não tinha recebido os territórios que lhe foram prometidos. Esta situação aliada à crise do pós-guerra da qual o país não se conseguia libertar, proporcionaram a propagação do regime fascista. Desta forma, em 1919, surge o movimento fascista que se intitula mais tarde Partido Nacional-Fascista(1921), liderado por Benito Mussolini que sobe ao poder em 1922.
Na Alemanha, a população também não se encontrava contente. Considerada a maior derrotada da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi totalmente humilhada no Tratado de Versalhes. Tendo em conta que o país também se encontrava mergulhado numa profunda crise, onde se destaca uma inflação galopante e milhões de desempregados, tornou-se fácil a difusão do movimento fascista. Em 1920, foi então criado o Partido Nacional-Socialista, ou Nazi, que desde o inicio se caracterizou por uma extrema violência. Adolfo Hitler tenta em 1923, apesar de não ter alcançado o sucesso, um golpe de Estado. Porém, a crise americana dos anos 30 deram a vitória ao golpe hitleriano na República de Weimar, devido ao cancelamento por parte dos EUA dos empréstimos e investimentos concedidos à Alemanha para ajudar na sua recuperação económica. Desta forma, em 1933, Hitler foi nomeado chanceler alemão pelo presidente Hindenburg.



1 comentário:

  1. Joana convem continuar a pesquisa.
    Para ja está tudo bem, só e necessário mais trabalho e, que com o blogue consigas realmente interiorizar a matéria, pelo menos, é essa a função deste trabalho.
    Bom trabalho

    ResponderEliminar